h1

A exceção que está na regra.

7 de julho de 2011

A organização da sociedade se dá por pilares construídos por interpretações de um código de ética, resultando na moral. Na moral (no sentido original da palavra, e não no sentido usado pelas pessoas que “pregam” ideologias do que é certo ou errado) encontramos regras e exceções que ditam comportamentos e aquilo que é aceitável ou não. Logo, temos que a regra é o padrão pois é algo que acontece com freqüência, sendo a exceção o contrário. Com esse conceito fica fácil tomar decisões e aprová-las. Mas o que acontece quando tratamos da exceção? Ou, mais confuso ainda, os papéis se invertem, fazendo com que a regra vire a exceção e vice-versa?

Parece que essa inversão de papéis já está tão intrínseca na sociedade que nem notamos mais. O tido como “errado” já não causa espanto e as atitudes corretas são aplaudidas e reverenciadas como raras. Mas qual é o resultado dessa imagem que bombardeia nossas mentes? Como isso interfere nas nossas atitudes?

Neste caso, o normal (ou a “regra”), deveria ser querermos fazer parte da parcela “rara”, tomando sempre a melhor atitude para que sejamos recompensados por ser dignos, como se ter dignidade já não fosse uma recompensa boa o bastante.

O problema é que as pessoas se contentam em viver na mediocridade, a zona franca da existência. Todos fazem, por que não eu?

E assim caminhou a humanidade para o ponto que chegamos. Querer fidelidade, honestidade e sinceridade é pedir demais. Ser traído e enganado é comum e é o que se deve esperar.

Se a bandeira que levantamos é a do egoísmo, visando sempre nossas próprias falsas necessidades, como podemos esperar que o mundo saia desta inércia moral?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: