h1

Mudança de fase

29 de novembro de 2010

Uma forma de compreendermos algo é separando por fases. Temos diversos exemplos na biologia, química, história e por aí vai. Com o ser humano não é diferente. Para entendermos melhor uma vida, separa-se a infância, adolescência, idade adulta e velhice. Com cada época tendo suas características particulares a marcantes.

Quando olhamos para trás é muito simples separarmos e classificarmos, mas não é tão simples enquanto ainda estamos vivendo determinada fase.

Por exemplo, um adolescente que acabou de terminar o ensino médio, presta o vestibular. Idade adulta?

O que define em que fase estamos?

Podemos dizer que as fases são definidas pelo grau de maturidade, proporcionado muito mais pela qualidade do que pela quantidade de experiências que vivemos.

Assim sendo, nossa fase mais rica, em senso comum, é a adolescência. A junção das nossas obrigações com o proibido (que é quase todo o resto). Experimentamos prazeres e desprazeres, e começamos a moldar nossos gostos e caráter de acordo com o meio em que vivemos ou que pretendemos viver.

Na adolescência também estamos mais apressados, procurando viver tudo intensamente enquanto queremos que esta passe logo, e possamos atingir a maioridade.

Quando chegamos na maioridade, o mais comum é ouvir reclamações. O que antes era proibido e agora virou permitido perdeu um pouco do charme, e caímos no comum do ser humano: O decadentismo e o saudosismo. Nosso passado sempre é melhor.

Isto é sabido e transmitido já como clichê. O problema que é pouco divulgado é a hora de mudar.

Essas mudanças não se dão da noite pro dia, e para marcá-las existem vários ritos de passagem. Entre eles estão os bailes de debutante, formaturas, vestibulares, entre outros. Cada um mais adequado à sociedade e ao meio em que a pessoa vive.

Com medos e preocupações características, talvez estas sejam as melhores formas de classificar cada fase da vida do ser humano, uma vez que se algo lhe afeta uma vez, logo você está mais forte para encará-la pela segunda vez.

One comment

  1. Eu obviamente estou na minha fase mais madura hahaha no topo da minha maturidade!
    s2



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: